Notícias

Notícias

Governo japonês revoluciona abordagem do paciente portador de gastrite crônica por H. pylori

Com o objetivo de reduzir a mortalidade futura por câncer gástrico no Japão, hoje estimada em 50.000 mortes/ano, o governo japonês decidiu, em 2012, subsidiar o tratamento da gastrite crônica por  H. pylori a toda a população infectada daquele país.

Para discutir, entre outras coisas, a implementação de tais medidas, a Sociedade Japonesa de Gastroenterologia promoveu, de 30/01/14 a 01/02/14, The Kioto Global Consensus Meeting on H. pylori Gastritis- Time for a Change. Realizado em Kioto, Japão, contou com a participação de 24 investigadores japoneses e 22 investigadores internacionais provenientes da Alemanha (1), Austrália (1), Bélgica (1), Brasil (1), Canada (1), China (1), Cingapura (1),  Coreia (1), Estados Unidos (2), França (1), Holanda (1), Hong Kong (1), Irlanda (1), Itália (3), Malasia (1), Reino Unido (1), Tailândia (1) e Taiwan (2).

O encontro envolveu quatro sessões, a saber: 1) Classificação das gastrites (em relação às proposições para a nova Classificação Internacional das Doenças (CID-11); 2) Dispepsia associada à infecção por H. pylori; 3) Diagnóstico das gastrites; e, 4) Manuseio das gastrites. O processo de desenvolvimento do Consenso envolveu a metodologia de Delfos e a construção e votação eletrônica prévia de 23 questões clínicas referentes às quatro sessões. Durante o evento, procedeu-se à discussão detalhada de todas as questões clínicas levantadas, adotando-se o nível de concordância de 80% para aceite das assertivas e do sistema GRADE para determinação do nível de evidência científica. 

Os resultados do Consenso serão publicados proximamente no periódico inglês GUT. 

 

Esse conteúdo já possui comentário(s)

Postado: 19/04/2024 - Joana

Fundamental.

Compartilhe esse conteúdo
Que tal acessar mais alguns conteúdos?
Notícias

Participe do Ganepão 2022

Pre, pro, simbióticos e pós-bióticos. Veja como participar do evento, usando um cupom promocional para os sócios do NÚCLEO.

Notícias

Entrevista com a Dra. Maria do Carmo na rádio CBN sobre Microbiota e saúde intestinal

Ouça a entrevista ao programa Estúdio CBN concedida pela Dra. Maria do Carmo sobre Microbiota, onde são abordados temas atuais sobre a existência de neurônios no intestino, a relação entre o eixo cérebro-intestino e outros assuntos atuais.

Ótimo!

Comentário enviado