Palavra do Presidente

A identificação do Helicobacter pylori, em 1982, representou um dos maiores avanços da gastroenterologia moderna, com grande impacto na pesquisa, diagnóstico, tratamento e prevenção de várias afecções gastroduodenais. Criado em 1994, o Núcleo Brasileiro para Estudo do Helicobacter pylori (NBEHP) tem procurado, através de seminários, palestras, cursos e reuniões de consenso, contribuir para o aprimoramento do médico brasileiro nesta área, além de esclarecer ao público leigo as repercussões desta infecção na saúde da população.

Nosso site, estruturado para se tornar o depositário de nossa história, nossos eventos, nossos boletins e nossos consensos, pretende constituir-se em fonte atualizada de educação médica, com resumos recentes das principais publicações nacionais e internacionais sobre H. pylori, canais para obtenção de revisões bibliográficas, além, é claro, de aulas, cursos e atividades interativas com nossos experts de forma a ajudá-lo na sua prática diária. Sendo o NBEHP definido, estatutariamente, como associação sem fins lucrativos e de caráter científico, pretende também, aqui instalar plataforma de informações para o público não médico, dentro de rígidos critérios científicos e éticos.

Por suas características interativas, esperamos que este espaço constitua local apropriado e ferramenta indispensável para diálogo, atualização, consulta e referência para todos os interessados nesta fascinante bactéria e suas relações com a saúde humana. 

 


Apoio Científico