Registro Brasileiro

 

Registro Brasileiro sobre o Tratamento da Infecção por Helicobacter pylori

 

» Objetivos do Registro
Implantar uma base de registro eletrônico sobre os métodos diagnósticos e regimes terapêuticos anti-H. pylori obtidos na prática diária pelos gastroenterologistas brasileiros. Avaliar os métodos diagnósticos empregados no diagnóstico inicial e no controle de cura da infecção, conhecer os esquemas de tratamento de primeira linha e retratamentos utilizados e seus índices de erradicação. Avaliar a segurança e efeitos adversos dos regimes anti-H. pylori e comparar os índices de erradicação obtidos em diferentes regiões do país.


» Importância do projeto para a realidade brasileira
A grande diversidade dos esquemas e linhas de tratamento anti-H. pylori hoje existentes na literatura, com diferentes índices de erradicação, acham-se relacionados a fatores locais e regionais de resistência bacteriana aos antimicrobianos. Testes de susceptibilidade antimicrobiana para H. pylori são raramente disponíveis no Brasil. Análises abrangentes, através de estudos de vida real, permitem avaliação contínua e sistemática das estratégias de diagnóstico e tratamento com informações fundamentais para subsidiar recomendações terapêuticas adequadas pelas sociedades médicas. 


» Coordenação, cooperação e execução do registro no Brasil
O projeto é coordenado pelo Núcleo Brasileiro para o Estudo do Helicobacter pylori e Microbiota (NBEHPM) em colaboração com European Registry on Helicobacter pylori Managemente (Hp-EurReg). A entidade européia nos permitiu compartilhar a plataforma científica REDCap, que é um ambiente digital especialmente projetado para apoiar a captura de dados relacionados a este tipo de pesquisa. A inclusão de pacientes elegíveis ao estudo na plataforma é rápida (5 min), podendo ser feita por celular, tablet ou computador (Windows e Apple).
 

Registro Brasileiro sobre o Tratamento da Infecção por Helicobacter pylori


» Quem deve participar e os benefícios
Os participantes serão médicos gastroenterologistas com atuação na especialidade e envolvidos na rotina de tratamento de pacientes adultos infectados por H. pylori. Não há nenhum benefício financeiro envolvido no estudo. O único benefício a todos os médicos participantes é a possibilidade de figurar como autor, coautor ou colaborador nas publicações oriundas deste projeto, na dependência de sua participação no recrutamento de pacientes.  


» Situação atual do Registro 
A plataforma REDCap está disponível aos interessados em participarem do Registro Brasileiro. A coordenação científica do Registro e a equipe de suporte digital do NBEHPM realizaram os ajustes técnicos necessários na plataforma, como a tradução dos formulários e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente o Registro encontra-se sendo realizado por meio de ambiente digital e já conta com grande números de médicos investigadores participantes.

Registro brasileiro sobre o tratamento da infecção por helicobacter pylori (hp-bra-reg)




» Como realizar a postagem dos casos na plataforma REDCap, quais pacientes podem ser incluídos e as determinações sobre o TCLE - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Para realizar a publicação de casos clínicos na plataforma REDCap, o médico responsável pelos casos deverá realizar o seu cadastro pessoal na plataforma.  

O link de acesso ao cadastro inicial na plataforma REDCap está disponível abaixo (na cor verde) e, após realizar o preenchimento do formulário, dentro de alguns dias, a plataforma REDCap enviará, por e-mail, uma solicitação de definição de senha de acesso. Ao finalizar esse processo, a equipe de suporte do Registro notificará o médico investigador, também através do e-mail, sobre a habilitação de seu acesso, o que permitirá a liberação para o início da postagem dos casos na plataforma.

Reiteramos que a plataforma REDCap não aceita e-mails "@hotmail.com". Portanto, é necessário que o cadastro seja feito em outro e-mail alternativo para que você participe do projeto.

Em breve, aqui nesta página, você encontrará um conteúdo em vídeo com o passo a passo do preenchimento dos casos dos pacientes no Registro Brasileiro do H. pylori.

Critérios fundamentais para inclusão de casos no projeto Hp-Bra-Reg: 

» O paciente deve ter completado o seu tratamento anti-H. pylori em até um ano;

» O paciente deve concordar em ser incluído no Registro Brasileiro do H. pylori, assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), que será também assinado pelo médico;

» Para ter acesso ao TCLE, por favor, faça o download do modelo, por meio deste link. Sugerimos que você imprima algumas cópias e as mantenha em seu(s) local(is) de trabalho. O preenchimento e envio do TCLE são indispensáveis para a inclusão dos pacientes; 

» Após a inclusão do caso clínico na plataforma, é importante que você preencha, à mão, no documento do TCLE, o CPF (ou outro documento de identidade do paciente) e o número gerado no formulário do REDCap referente ao "código do paciente". Esse código é a primeira informação que aparecerá em sua tela, na ficha de "dados do paciente";

» Com TCLE devidamente preenchido, portanto, com a assinatura do médico e do paciente e com a descrição do documento de identidade e do código do paciente, envie o termo para o e-mail [email protected];

» Nos casos incluídos retrospectivamente, o médico deverá buscar obter o consentimento e assinatura do TCLE pelo paciente. Como isto constitui uma exigência do Comitê de Ética, os casos incluídos sem o TCLE devidamente assinado poderão, no futuro, não ser considerados na análise dos resultados;

» A inclusão do caso clínico na plataforma REDCap deve ser feito após o paciente terminar um tratamento ou retratamento do H. pylori, e ter feito algum exame para confirmar o sucesso ou insucesso do tratamento.


PARTICIPE - Cadastre-se no Registro 
O cadastro de seus dados pessoais na plataforma REDCap já está disponível. O preenchimento deste formulário é o primeiro passo para obter o acesso à plataforma e iniciar a postagem dos casos no Registro Brasileiro H.pylori. 

A divulgação de todas as demais etapas e o suporte para o esclarecimento das dúvidas durante o processo serão realizados através do e-mail. 

Para participar, use este endereço https://bit.ly/hp-bra-reg e esteja conosco nesse projeto!


Tutoriais em vídeo  
Assista aos vídeos explicativos sobre os processos envolvidos em sua participação no Registro Brasileiro do H. pylori.