Você está no índice de

Artigos comentados

Artigos comentados

Altered Mycobiota Signatures and Enriched Pathogenic Aspergillus rambellii Are Associated With Colorectal Cancer Based on Multicohort Fecal Metagenomic Analyses

Sabemos que o equilíbrio entre os componentes da nossa microbiota, que inclui bactérias (seu principal componente), archaea, eucariotas, vírus e fungos, é necessário para a manutenção da saúde intestinal e/ou extra intestinal.

Artigos comentados

Gut microbial community differentially characterizes patients with nonalcoholic fatty liver disease

Jee et al. enfatizam, na introdução do seu estudo, que a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é a forma mais comum de doença hepática, compreendendo desde a esteatose simples, até a esteatohepatite (NASH).

Artigos comentados

Association of Helicobacter pylori enrichment in colorectal adenoma tissue on clinical and pathological features of edenoma

A elevada prevalência da infecção pelo Helicobacter pylori (H. pylori) no mundo tem levado a uma constante investigação de sua relação com outras doenças gástricas ou extragástricas.

Artigos comentados

Lower impact of vonoprazan-amoxicillin dual therapy on gut microbiota for Helicobacter pylori eradication

Há uma constante preocupação com as consequências do uso de antibióticos na microbiota intestinal. O tratamento do Helicobacter pylori (H. pylori) é feito, geralmente, com esquemas tríplices ou quádruplos, o que implica no uso de dois ou mais antibióticos.

Artigos comentados

Gut dysbiosis and small intestinal bacterial overgrowth as independent forms of gut microbiota disorders in cirrhosis

Como enfatizam os autores no início de seu estudo, realizado para avaliar a interrelação entre disbiose intestinal e SIBO (supercrescimento bacteriano no intestino delgado) na cirrose.

Artigos comentados

Review article: the future of microbiome-based therapeutics

O conhecimento do nosso microbioma tem resultado, cada vez mais, em indicações para novos tratamentos baseados nas alterações desse microbioma, assim como na criação de biomarcadores para várias doenças.