O conceito de overdiagnosis alerta para diagnósticos e tratamentos desnecessários baseados em alterações sem impacto clínico. O artigo analisa evidências e diretrizes que propõem uma medicina mais criteriosa e centrada no paciente.
Estudo em modelo animal demonstra que Streptococcus anginosus pode promover inflamação, atrofia e displasia gástrica, ampliando o entendimento da microbiota na carcinogênese além do H. pylori.
Estudo avalia o impacto da infecção por H. pylori em pacientes com câncer gástrico avançado tratados com imunoterapia, sugerindo associação com pior resposta clínica e sobrevida reduzida. Resultados reforçam a importância da microbiota como biomarcador.
A metaplasia e a atrofia gástrica representam desafios no diagnóstico da infecção por H. pylori, especialmente devido à possibilidade de falso-negativos. Este artigo revisa métodos diagnósticos alternativos, discutindo sua precisão e aplicabilidade clínica conforme as diretrizes atuais.
Nessa primeira apresentação de artigo de 2025, aproveitamos para saudar a todos os colegas, desejando-lhes em ano de muitas conquistas e realizações.
Estudo piloto prospectivo, realizado entre 2017 e 2020, sobre a experiência inicial do centro de transplante de microbiota fecal do Hospital das Clínicas da UFMG com o tratamento de pacientes acometidos por infecção recorrente pelo Clostridioides difficile.