Notícias

Notícias

Pesquisadores da Unicamp lançam livro internacional sobre tendência dos estudos sobre a Infecção por Helicobacter pylori

O Grupo de Pesquisa sobre o Helicobacter pylori da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, acreditado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ vem, há algum tempo, desenvolvendo estudos sobre esta bactéria nas áreas de biologia, epidemiologia, patogênese e doenças associadas, métodos diagnósticos e terapêutica. Mais recentemente, vem utilizando os recursos da biologia molecular para analisar, com maior profundidade, os fatores de virulência do microrganismo e sua relação com doenças digestivas. Além destas doenças, o Grupo também desenvolveu pesquisas em enfermidades extra gástricas da população brasileira tais como: a púrpura trombocitopênica imunológica, a anemia ferropriva de causa desconhecida e o carcinoma hepatocelular (CHC). Com relação à esta última doença, os pesquisadores têm concentrado seus esforços na extração do DNA do H. pylori em amostras  hepáticas fixadas e emblocadas de pacientes com CHC, utilizando técnicas comumente empregadas nos laboratórios. Adicionalmente, os estudos nesta área também utilizaram uma técnica recentemente introduzida, que é a microdissecção a laser, a qual permite o isolamento bacteriano de uma amostra tecidual complexa, permitindo a obtenção do DNA do H. pylori  de forma precisa e específica. Já existem desenhos de trabalhos considerando a utilização desta técnica na obtenção do DNA da bactéria a partir de outros tecidos humanos.

Outro aspecto salientado pelo Grupo é o papel dos fatores de virulência do H. pylori no carcinoma gástrico distal tipo intestinal precoce e avançado. A preocupação fundamental e original relaciona-se à possível diferença genética das cepas bacterianas no carcinoma precoce fazendo com que, neste estágio da doença, as lesões possam evoluir de maneira diferente.

Tendo em vista todos estes estudos e do relacionamento do grupo com algumas escolas europeias, fomos convidados pela editora InTech (Rijeka, New York, Beijin), para editar o livro Trends in Helicobacter pylori infection, que foi recentemente lançado em âmbito internacional. A editoração deste livro escolheu treze capítulos que englobaram a imunidade do hospedeiro, a possível rota de transmissão da bactéria pela água, os avanços nas técnicas de microbiologia e biologia celular para o sequenciamento genético, a resistência antimicrobiana e novos medicamentos para o tratamento da infecção. Dentre os capítulos, o primeiro é escrito por pesquisadores australianos, incluindo o Barry James Marshall, que foi prêmio Nobel de 2005 pela descoberta da bactéria.

Os pesquisadores da UNICAMP tiveram a oportunidade de escrever dois capítulos. O capítulo “Molecular epidemiology of Helicobacter pylori in brazilian patients with early gastric câncer and a review to understand the prognosis of the disease” trata da detecção e da genotipagem da bactéria em pacientes com câncer gástrico em estágio precoce. O outro capítulo, intitulado: “Helicobacter pylori and Liver-Detection of bacteria in liver tissue from patients with hepatocellular carcinoma using laser capture microdissection technique (LCM)”  descreve o uso da técnica de microdissecção a laser no isolamento e posterior identificação do H. pylori em amostras de fígado parafinado de pacientes com CHC.

Os trabalhos aqui mencionados refletem a produção científica do Grupo de Pesquisa sobre o Helicobacter pylori da UNICAMP.  Além disto, a publicação do livro supracitado editado pela Dra. Bruna Maria Röesler veio confirmar os avanços do Grupo nessa área, colocando assim a UNICAMP no rol das principais Universidades que se dedicam ao estudo desse instigante capítulo da Microbiologia.

Para verificar GRATUITAMENTE o conteúdo on-line disponível do livro, bem como adquirir os exemplares impressos, os interessados deverão acessar o link:
http://www.intechopen.com/books/trends-in-helicobacter-pylori-infection  

 

Compartilhe esse conteúdo
Que tal acessar mais alguns conteúdos?
Notícias

Participe do Ganepão 2022

Pre, pro, simbióticos e pós-bióticos. Veja como participar do evento, usando um cupom promocional para os sócios do NÚCLEO.

Notícias

Entrevista com a Dra. Maria do Carmo na rádio CBN sobre Microbiota e saúde intestinal

Ouça a entrevista ao programa Estúdio CBN concedida pela Dra. Maria do Carmo sobre Microbiota, onde são abordados temas atuais sobre a existência de neurônios no intestino, a relação entre o eixo cérebro-intestino e outros assuntos atuais.

Ótimo!

Comentário enviado