Artigos Seminais

Artigos Seminais

O estadiamento das lesões gástricas pré-neoplásicas pelos sistemas OLGA e OLGIM é útil também na predição de risco para o câncer gástrico do tipo difuso?

Wang JE, Kim SE,  Lee BE et al. The risk of diffuse‑type gastric cancer following diagnosis with gastric precancerous lesions: a systematic review and meta‑analysis. Cancer Causes & Control (2022) 33:183–191

Comentarista:
Paulo P. Assunção (PA)

Resumo:
Objetivo:
Os adenocarcinomas gástricos são classificados como do tipo difuso (DTGC) ou do tipo intestinal (ITGC). DTGCs têm características clínicas e características histopatológicas diferentes e carregam um pior prognóstico geral em comparação com ITGCs. Gastrite atrófica (AG) e metaplasia (IM) são precursores conhecidos para ITGC. Não se sabe se AG e IM aumentam o risco de DTGC.

Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática para identificar estudos relatando a associação de AG/IM e DTGC. Foi calculada a razão de chances (OR) da associação dos estudos e também realizada uma análise de pool. A análise de subgrupo foi realizada em estudos relatando gravidade histológica para avaliar se a gravidade histológica de AG/IM foi associada com maior risco.

Resultados: Seis estudos de caso-controle e oito estudos de coorte foram incluídos. Ambos AG (OR = 1,9, 95% CI 1,5 a 2,4, p<0,001) e IM (OOR=2,3, 95% CI 1,9 a 2,9, p<0,001) demonstraram uma associação com DTGC. AG acentuada foi associada com risco aumentado para DTGC em comparação com AG menos intensa (OR=1,7, IC 95% 1,2 a 2,3, p=0,002). De forma similar, IM acentuada foi associada a risco aumentado em comparação com IM menos intensa (OR=1,9, IC 95% 1,3 a 2,7, p=0,001).

Conclusão: Ambos AG e IM estão associados com DTGC. O aumento da gravidade histológica de AG e IM aumenta o risco de DTGC. Pode existir uma via comum entre ITGC e alguns DTGCs mediada por lesões precursoras da mucosa.Esses dados podem informar estratégias futuras de atenuação e controle do risco de câncer.

Comentários:
O estudo consiste em revisão sistemática com meta-análise objetivando avaliar se alterações histológicas (atrofia e metaplasia intestinal) reconhecidas como fatores de risco para adenocarcinoma gástrico do tipo intestinal (ITGA), também aumentariam o risco para adenocarcinoma gástrico do tipo difuso (DTGA).

Adicionalmente, investiga se a gravidade das lesões, graus III e IV, tanto para atrofia quanto para metaplasia, aumentariam o risco para DTGA, como o fazem para o ITGA.

A principal motivação para a investigação decorre da inexistência/desconhecimento de lesões pré-neoplásicas no DTGA que pudessem propiciar estratégias para diagnósticos precoces baseadas no seguimento/intervenções sobre grupos de risco identificáveis pela presença das mencionadas lesões, como descrito para o ITGA.

Os autores concluem que atrofia e metaplasia intestinal aumentam o risco para DTGA e que a gravidade das lesões resulta em riscos mais elevados sendo, portanto, a vigilância sobre estas lesões benéfica para o controle do DTGA.

Os autores, com larga experiência no tema, consideram a existência de vias de carcinogênese semelhantes ao ITGA, em alguns casos de DTGA. Esta possibilidade é também aceita por outros importantes pesquisadores.

Trata-se de informação relevante clinicamente, sem, entretanto, desconsiderar a potencial existência de outras vias distintas no DTGA, nem reduz a necessidade de investigações científicas que desvendem mecanismos e, eventualmente, identifiquem outros alvos histológicos/moleculares que favoreçam o controle destes tumores (1).

A mensagem a ser incorporada é da valorização do diagnóstico e acompanhamento de atrofias e metaplasias, pois podem implicar em riscos para adenocarcinomas gástricos e favorecer eventuais diagnósticos precoces, impactando nos desfechos clínicos.

1. Assumpção PP, Barra WF, Ishak G, Coelho LGV, Coimbra FJF, Freitas HC, Dias-Neto E, Camargo MC, Szklo M. The diffuse-type gastric cancer epidemiology enigma. BMC Gastroenterol. 2020 Jul 13;20(1):223. doi: 10.1186/s12876-020-01354-4. PMID: 32660428.

Compartilhe esse conteúdo
Que tal acessar mais alguns conteúdos?
Artigos Seminais

Transplante de microbiota fecal no Brasil: onde estamos em 2023?

Estudo piloto prospectivo, realizado entre 2017 e 2020, sobre a experiência inicial do centro de transplante de microbiota fecal do Hospital das Clínicas da UFMG com o tratamento de pacientes acometidos por infecção recorrente pelo Clostridioides difficile.

Artigos Seminais

Que esperar da terapia dupla com vonoprazan e amoxicilina na erradicação do H. pylori?

O artigo apresenta uma revisão sobre as terapias duplas no tratamento de erradicação do H. pylori, destacando a maior potência inibitória da acidez gástrica pelo vonoprazan (VPZ) em relação aos inibidores das bombas de prótons.

Ótimo!

Comentário enviado