Notícias

Notícias

Tratamento para erradicação do H. pylori disponível nos postos de saúde de Minas Gerais

Esquema tríplice clássico para erradicação do H. pylori passa a integrar o Programa Farmácia de Minas: Atenção Primária à Saúde, sendo disponibilizado gratuitamente nos postos de saúde dos municípios mineiros, desde que tenham sido adquiridos pelas secretarias municipais.

Com a inclusão do princípio ativo  Claritromicina 500 mg, a Secretaria da Saúde do Estado de Minas Gerais passa a oferecer, juntamente com o omeprazol 20mg (cápsulas) e amoxicilina 500mg (cápsulas), os três medicamentos recomendados pelo III Consenso Brasileiro sobre H. pylori,  como de primeira linha para o tratamento da infecção por Helicobacter pylori.

Os documentos legais que legitimam a disponibilização destes itens na rede de atenção básica do SUS-MG, DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 1.392, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2013 (Deliberação que completou o rol de medicamentos para tratamento do H. pylori) e DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 1.819, DE 16 DE ABRIL DE 2014 (Deliberação atual), acham-se disponíveis no sítio eletrônico www.saude.mg.gov.br/cib.

Esperamos firmemente que tal atitude se concretize na prática diária e que se dissemine rapidamente para aquelas unidades da federação onde tal opção terapêutica não está ainda disponível para a população. 

 

Compartilhe esse conteúdo
Que tal acessar mais alguns conteúdos?
Notícias

Participe do Ganepão 2022

Pre, pro, simbióticos e pós-bióticos. Veja como participar do evento, usando um cupom promocional para os sócios do NÚCLEO.

Notícias

Entrevista com a Dra. Maria do Carmo na rádio CBN sobre Microbiota e saúde intestinal

Ouça a entrevista ao programa Estúdio CBN concedida pela Dra. Maria do Carmo sobre Microbiota, onde são abordados temas atuais sobre a existência de neurônios no intestino, a relação entre o eixo cérebro-intestino e outros assuntos atuais.

Ótimo!

Comentário enviado