Você está no índice de

Conteúdos Recentes

Artigos Seminais

Transplante de microbiota fecal no Brasil: onde estamos em 2023?

Estudo piloto prospectivo, realizado entre 2017 e 2020, sobre a experiência inicial do centro de transplante de microbiota fecal do Hospital das Clínicas da UFMG com o tratamento de pacientes acometidos por infecção recorrente pelo Clostridioides difficile.

Artigos Seminais

Que esperar da terapia dupla com vonoprazan e amoxicilina na erradicação do H. pylori?

O artigo apresenta uma revisão sobre as terapias duplas no tratamento de erradicação do H. pylori, destacando a maior potência inibitória da acidez gástrica pelo vonoprazan (VPZ) em relação aos inibidores das bombas de prótons.

Consensos

VI Consenso de Maastrichr/Florence sobre a infecção por H. pylori

Este material trata-se do VI Consenso de Maastrichr/Florence sobre a infecção por H. pylori.

Artigos Seminais

H. pylori e genética no câncer gástrico: cumplicidade fatal

A infecção por Helicobacter pylori é um fator de risco bem conhecido para câncer gástrico. No entanto, ainda não foi amplamente avaliada, em conjunto, a contribuição de variantes patogênicas germinativas em genes predisponentes a câncer com a infecção por H. pylori.

Artigos Seminais

Transplante de microbiota gástrica de pacientes com atrofia e metaplasia em camundongos isentos de germes: resultados iniciais

O câncer gástrico (CG) é uma das principais causas de mortalidade por câncer no mundo. Embora inúmeros microrganismos além de H. pylori também possam contribuir para a carcinogênese gástrica, o papel da microbiota gástrica a partir de modelos de camundongos germe free (GF) ainda não é conhecido.

Artigos Seminais

O estadiamento das lesões gástricas pré-neoplásicas pelos sistemas OLGA e OLGIM é útil também na predição de risco para o câncer gástrico do tipo difuso?

Os adenocarcinomas gástricos são classificados como do tipo difuso ou intestinal. DTGCs têm características clínicas e características histopatológicas diferentes e carregam um pior prognóstico geral em comparação com ITGCs. Gastrite atrófica e metaplasia são precursores conhecidos para ITGC.